quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Forcados solidários

Muitas têm sido as ocasiões em que o mundo dos toiros se tem distinguido pela sua implicação solidária. Eis que a festa brava nunca foi nem será alheia às dificuldades dos mais carenciados. E neste momento em que todos os olhares estão virados para o Haiti, muitas são as vozes atentas que apelam à necessidade de uma urgente e decidida intervenção auxiliadora. Vozes estas que também chegaram aos agentes tauromáquicos que rapidamente se disponibilizaram para oferecerem a su contribuição.
Desta forma nasceu a iniciativa de levar a efeito un festival taurino cujos benefícios reverterão a favor do povo haitiano. O Festival terá lugar no bonito e moderno pavilhão multiusos da cidade extremenha de Navalmoral de la Mata, na província de Cáceres, no próximo dia 20 de Fevereiro, pelas 16h00. No festejo participarão os rejoneadores Raúl Martin Burgos, José Miguel Callejón e Noélia Mota por parte espanhola, enquanto que a presença portuguesa ficará a cargo dos cavaleiros Manuel Lupí, Francisco Palha e Tomás Pinto e ainda do Grupo de Forcados Amadores de Arronches que, capitaneados por Ricardo Nunes, irão enfrentar 6 exemplares das ganadarias Conde de la Corte, Campoamor, Carmen Lorenzo, El Cahoso, Sanchez Urbina e Santa Teresa.
Uma excelente ocasião para mostrarmos ao mundo a nossa Solidariedade de Aficcionado!
Read more »

sábado, 16 de janeiro de 2010

Bolo de noz e cenoura

Ingredientes
♦ Óleo vegetal: meio litro
♦ Açúcar: 500 gramas
♦ Cenoura ralada crua: 500 gramas
♦ Farinha: 360 gramas
♦ Fermento em pó: 15 gramas
♦ Nozes picadas: 240 gramas
♦ Ovos: 6 unidades
♦ Canela em pó: 15 gramas
♦ Sal fino: 15 gramas
♦ Aroma de baunilha: 5 gramas
Confecção
- Juntar o óleo e o açucar muito bem.
- Adicionar os ovos, a baunilha e a canela. juntar a farinha, o sal, o fermento e as nozes.
- Mexer tudo muito bem e adicionar a cenoura ralada.
- Cozer 180ºC durante 40 minutos sensivelmente.

Para resolver qualquer dúvida, pergunta ou sugestão poderão enviar um e-mail para lucaarguelles@gmail.com, ou visitar o seu blogue Doçaria moderna em Arronches.

Bom apetite e até á próxima!
Luís Arguelles
Read more »

domingo, 3 de janeiro de 2010

Cantar as Janeiras

As Janeiras ou Cantar as Janeiras é uma tradição portuguesa que consiste na reunião de grupos de pessoas, geralmente pertencentes a núcleos associativos (escuteiros, ranchos folclóricos, etc.) que se passeiam pelas ruas no início do ano, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um feliz ano novo.
Ocorrem em Janeiro, o primeiro mês do ano. Este mês era o mês do deus Jano, o deus das portas e da entrada. Era o porteiro dos Céus e por isso muito importante para os romanos que esperavam a sua protecção. Era-lhe pedido que afastasse das casas os espiritos maus, sendo especialmente invocado no mês de Janeiro.
Era tradição que os romanos se saudassem em sua honra no começar de um novo ano e daí derivam as Janeiras.
A tradição geral e mais acentuada, é que grupos de amigos ou vizinhos se juntem, com ou sem instrumentos (no caso de os haver são mais comuns os folclóricos: pandeireta, bombo, flauta, viola, etc.). Depois do grupo feito, e de distribuidas as letras e os instrumentos, vão cantar de porta em porta pela vizinhança.
Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcela, etc. Por comodidade, é hoje costume dar-se chocolates e dinheiro, embora não seja essa a tradição).
No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam.
As músicas utilizadas, são por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra.
Fonte: http://pt.wikipedia.org (adaptado)
Read more »

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.