terça-feira, 10 de abril de 2018

Feira de Doçaria Conventual

O Mosteiro de São Bernardo em Portalegre acolhe mais uma edição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2018, uma organização da Câmara Municipal de Portalegre em parceria com a Qualifica Origin Portugal, com o apoio institucional da Escola Prática do Agrupamento de Instrução da GNR de Portalegre e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo. São 18 anos de existência de um certame já reconhecido a nível nacional e internacional.
No ano em que cumpre a sua maioridade, a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, continua a aliar a qualidade dos produtos apresentados (certificados com o selo da Qualifica Origin Portugal) à excelência do património da cidade. S. Bernardo foi mosteiro feminino cisterciense, de onde são originários doces como os Rebuçados de Ovo, os Fartes ou o Torrão Real. É um dos ex-libris da arquitetura religiosa, barroca, manuelina, renascentista, inclui um dos mais sumptuosos túmulos renascentistas, com uma imagética alusiva à vida amorosa de D. Jorge de Melo, Bispo da Guarda. Os concursos de doces e licores são um dos pontos altos do fim-de-semana, a par de outras atratividades complementares como momentos de animação pelos grupos culturais de Portalegre, exposições de fotografia, atividades para miúdos e graúdos. Destaca-se o ateliê "Mãos na Massa" onde os mais pequenos exploram o mundo dos sentidos: ouvem sons, mexem na farinha, veem cores e formas, cheiram e provam os doces que elas mesmas fazem, ao mesmo tempo que são sensibilizados para o património cultural e gastronómico local, ficando a conhecer melhor a origem e os espaços onde se confecionavam os doces conventuais.
No último dia, o público pode assistir aos espetáculos proporcionados pelo programa "Somos Portugal", da TVI, transmitido em direto, entre as 14h00 e as 20h00.
Este é um dos eventos mais emblemáticos da programação anual do Concelho, que conta com a participação de doceiros de todo o país e da vizinha Espanha. Para além da Doçaria Conventual, mais sumptuosa e confecionada com grandes quantidades de açúcar e gemas de ovo, haverá também um espaço para a Doçaria Tradicional, também histórica e igualmente deliciosa, mas um pouco mais modesta na apresentação e evidenciando um toque de especiarias, como a canela presente nas Boleimas de Portalegre ou a erva doce dos Bolos Fintos. Realizada desde 2001, esta Feira tem vindo a consolidar-se, colocando Portalegre numa dimensão internacional como polo de defesa da autenticidade dos Doces Conventuais.



 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.