quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Recursos PLE on-line

Na rede exeistem variados recursos de apoio à aprendizagem da língua portuguesa. A seguir, apresentamos alguns que poderão ser-lhe de utilidade.
Biblioteca Universal.
Centro Virtual Camões. Nesta área encontra recursos que apoiarão a aprendizagem de português nas suas várias vertentes: falar, ouvir, ler e, brevemente, escrever. Explore também a secção brincar, onde disponibilizamos jogos para aprender português de forma lúdica. Os recursos estão organizados em três níveis de dificuldade.
Ciberdúvidas.
Conjugador de verbos. Esta base de verbos conjugados da língua portuguesas possui aproximadamente 280.000 registros distintos.
Corrector ortográfico. Para facilitar o acesso à tecnologia FLiP, a Priberam disponibiliza, em serviço gratuito on-line, o corrector ortográfico e o corrector sintáctico (apenas com sugestões, sem explicação gramatical dos erros) para português europeu, para português do Brasil e para espanhol. Em ambas as variedades da língua portuguesa é possível usar as versões com e sem o Acordo Ortográfico de 1990. A partir da janela disponível no ecrã, o utilizador pode digitar as palavras ou as frases (até ao limite de 3000 caracteres) sobre as quais tem dúvidas, seleccionar a língua que pretende e visualizar as correcções propostas.
Dicionário. O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) é um dicionário de português contemporâneo que contém cerca de 105 000 entradas lexicais, que permite a consulta de definições, com sinónimos e antónimos por acepção . É também possível consultar informação sobre a origem de algumas palavras e a sua pronúncia.
Dicionário Bilingue. Mais de 100.000 palavras e expresões e 200.000 traduções e exemplos de uso. Trascrição fonética em todas as vozes, tantos espanholas como portuguesas. Um extenso repertório léxico.
●  Dicionário de antónimos. Dicionário de antónimos on-line com mais de 25 mil antónimos de palavras e expressões para consulta. Use a pesquisa para encontrar antónimos para as palavras que procura.
Dicionário de sinónimos. Dicionário de sinónimos on-line com mais de 30 mil sinônimos de palavras e expressões para consulta. Use a pesquisa para encontrar sinónimos para as palavras que procura.
Infopédia.
Portal da Língua Portuguesa. É um repositório organizado de recursos linguísticos. Pretende ser orientado tanto para o público em geral como para a comunidade científica, servindo de apoio a quem trabalha com a língua portuguesa e a todos os que têm interesse ou dúvidas sobre o seu funcionamento. Todo o conteúdo do Portal é de livre acesso e está em constante desenvolvimento.

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.