segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O Cônsul de Bordéus no Fundão

O Município do Fundão irá promover a exibição do filme Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus, no próximo dia 1 de fevereiro, sexta-feira, no auditório d’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, às 15.00h, numa sessão destinada às escolas, e às 21.30h, para o público em geral.
Aristides de Sousa Mendes salvou cerca de 30 mil vidas durante a II Guerra Mundial, incluindo a de 10 mil judeus. Como cônsul português na cidade de Bordéus, em França, emitiu vistos de entrada em Portugal a refugiados, sem olhar a nacionalidade, raça, religião ou opiniões políticas, desafiando dessa forma as ordens expressas do Governo de Salazar, tendo sido por este facto condenado à pobreza e ao esquecimento.
Este filme realizado por Francisco Manso e João Correa conta a história de Aristides Sousa Mendes através do testemunho de uma personagem que representa um sobrevivente à perseguição nazi graças à ação do cônsul de Portugal em Bordéus, testemunho esse que leva uma jornalista a recordar uma série de eventos passados no mês de junho de 1940.
O elenco desta película conta com nomes como Vítor Norte, Miguel Borines, João Cabral, António Capelo, São José Correia, Pedro Cunha, Manuel de Blas, Joaquim Nicolau, Carlos Paulo, Leonor Seixas e Laura Soveral.
Os bilhetes poderão ser adquiridos na bilheteira da Moagem, tendo o custo de um euro para a sessão das escolas e de quatro euros para a sessão destinada ao público em geral.


 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.