quarta-feira, 29 de abril de 2015

Divina Santa Cruz celebrada em Monsanto

A aldeia histórica de Monsanto vai regressar à época medieval entre os dias 2 e 3 de maio, durante a Festa da Divina Santa Cruz. Nestes dias decorrerão as mais variadas atividades, tais como recriações históricas e artes performativas, teatralização de rábulas e estórias, animação itinerante de personagens medievais como os cavaleiros templários, as bruxas ou os saltimbancos, muitos espetáculos, música e dança. Haverá ainda os melhores comeres e beberes tradicionais nas tasquinhas e mercado do burgo, bem como exposição de artefactos bélicos, panejamento e acampamento castrense.
As festividades arrancam na sexta-feira, dia 2, com a recriação de uma ceia medieval com El-Rei D. Afonso III, que tem início às 20 horas e entra pela noite dentro acompanhada de febras na brasa, arraial e espetáculo de malabares de fogo. A animação prossegue, depois, a partir da tarde de sábado com um programa recheado de recriações históricas. Destaque para um cortejo régio pelas ruas do burgo, o adubamento dos Cavaleiros Templários das Idanhas, a venda de escravos e cativos, uma ceia medieval, um concerto de músicas e danças medievais e um espetáculo de malabares de fogo. Monsanto acorda ainda em festa na manhã de domingo, com um concerto na Igreja, pelas 10 horas, onde ecoará música moçárabe e sefardita interpretada por Eduardo Ramos. Ao longo do dia continuam as teatralizações de tradições medievais e realizam-se provas de tiros com arco e torneios de armas no Castelo.
Haverá ainda Eucaristia na Igreja Matriz, pelas 13 horas, seguida de procissão, e dois momentos musicais protagonizados pelo Rancho Folclórico de Monsanto, de manhã à porta da Igreja e à tarde no Castelo. A tradição cumpre-se com o lançamento do pote, pelas 16h00. O evento termina com um concerto de música e danças mouras, agendado para as 19 horas.
A Festa da Divina Santa Cruz é uma organização conjunta do Município de Idanha-a-Nova e da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, promovida pelas Aldeias Históricas de Portugal e co-financiada pelo QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.



 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.