terça-feira, 9 de maio de 2017

Palmela destaca Sopa Caramela

A tradicional Sopa Caramela volta a estar em destaque durante a primeira quinzena de maio, no âmbito do programa “Palmela – Experiências com Sabor!”, promovido pelo Município e pela Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal. Os Fins de Semana Gastronómicos da Sopa Caramela regressam até 14 de Maio, e vão estar presentes nas ementas de 18 restaurantes do concelho, que apresentam as suas versões deste prato tradicional.
A 6 de maio, às 18 horas, a Adega ASL Tomé, em Pinhal Novo, é palco de mais uma edição do Concurso de Sopa Caramela, que irá selecionar a melhor sopa do ano. Mercado Caramelo homenageia origens rurais de Pinhal Novo A designação “Sopa Caramela” remonta aos séc. XVIII/XIX e foi trazida pelas/os trabalhadoras/es rurais, provenientes das áreas da Beira Litoral e do Baixo Mondego, que se deslocavam sazonalmente, para as propriedades agrícolas da região, nomeadamente, para a Herdade de Rio Frio. Muitos acabaram por instalar-se na zona onde, hoje, se localiza Pinhal Novo.
A Sopa Caramela - confecionada à base de batata, feijão, repolho, cenoura, toucinho e enchidos - é, ainda hoje, um símbolo da comunidade do Pinhal Novo, onde assenta, em larga parte, a sua origem e cuja cultura gastronómica é acarinhada pela população, enquanto fonte de consciência coletiva e identidade territorial.
A programação especialmente dedicada à Sopa Caramela acompanha a segunda edição do Mercado Caramelo, iniciativa promovida nos dias 12, 13 e 14 de maio, no centro da vila de Pinhal Novo, pela Confraria Gastronómica da Sopa Caramela e pela Junta de Freguesia de Pinhal Novo, com o apoio do Município de Palmela. Estabelecimentos que participam nos Fins de Semana Gastronómicos da Sopa Caramela.



 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.