sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

1NA - A Linha de Elvas

1. Leia o texto com atenção.
Em Outubro de 1658, depois de ter obrigado os portugueses a terminarem o ataque a Badajoz, o exército espanhol, comandado por D. Luís de Haro, perseguiu o exército português, tendo atravessado a fronteira na Ribeira do Caia, dando início ao cerco que levaria à Batalha das Linhas de Elvas.
Tendo partido de Estremoz em 11 de Janeiro de 1659, o exército de socorro português chegou á Serra do Bispo, de onde se avista Elvas, em 13 de Janeiro. Apresentou-se face aos Murtais, entre o forte de Nossa Senhora da Graça e o forte de São Francisco, como que dando a entender que pretendiam atacar noutro local. Este estratagema surtiu efeito, pois D. Luís de Haro optou por manter a guarnição espanhola disseminada pelas linhas de cerco, e portanto a enfraquecer essas forças. O assalto português começou ao amanhecer cerca das sete horas, tendo apenas atingido as linhas espanholas pelas nove horas da manhã. A tropa espanhola apenas avistou os militares portugueses pelas oito horas, tendo assim ainda algum tempo para os defensores se organizarem.
Quebrada a linha de defesa, os portugueses começaram a penetrar pelas linhas adentro, isolando os fortins e iniciando o assalto a estes. A cavalaria espanhola posicionada na encosta do Forte de Nossa Senhora da Graça, com cerca de 700 cavaleiros, terá então investido sobre os portugueses, mas foi logo apanhada de flanco por uma força de cavalaria portuguesa saída da guarnição de Elvas, que embora menos numerosa, lhe causou alguma desorganização. Neste combate entrou também nesta altura uma força de cavalaria espanhola proveniente do quartel da Vergada que, carregando sobre a cavalaria portuguesa, esteve a ponto de a liquidar.
Contudo, a cavalaria da vanguarda portuguesa, que havia entretanto já penetrado nas linhas espanholas, veio em seu auxílio, de tal forma que, em conjunto com a cavalaria portuguesa da guarnição de Elvas, conseguiram ao fim de pouco tempo pôr em fuga toda a cavalaria espanhola para o Forte de Nossa Senhora da Graça e mesmo em direcção a terrenos distantes do campo de batalha. Por este motivo, a maior parte da cavalaria espanhola não se voltou a envolver nesta batalha.
Pelas 10 da manhã, o conjunto da força portuguesa havia já penetrado nas linhas espanholas. Iniciou-se então o ataque português aos diversos fortes e fortins existentes ao longo da linha de contravalação e de circunvalação, o que em todos os casos implicou lutas renhidas e extremamente difíceis. No final do dia 14 de Janeiro, estavam ainda em mãos dos espanhóis o Forte de Nossa Senhora da Graça e o quartel da Corte, onde se resguardaram as melhores tropas espanholas. O forte da Vergada fora entretanto abandonado pelos militares espanhóis, que o queimaram na sua retirada. No total, as forças espanholas tiveram cerca de 2,500 mortos, 4,000 prisioneiros, bem como 15,000 armas e 20 bocas de fogo capturadas, para além de outro material militar. As forças portuguesas tiveram cerca de 200 mortos, 600 feridos, ao que se deverá juntar cerca de 5,000 mortos provenientes do cerco de Elvas, nomeadamente pela peste.
Fonte: www.fundacao-aljubarrota.pt (adaptado)
2. Defina os seguintes termos.
- Estratagerma.
- Guarnição.
- Flanco.
3. Reescreva as seguintes frases utilizando sinônimos ou expressões equivalentes.
- Depois de ter obrigado os portugueses a terminarem o ataque a Badajoz, o exército espanhol perseguiu o exército português.
-Este estratagema surtiu efeito.
- Quebrada a linha de defesa, os portugueses começaram a penetrar pelas linhas adentro.
- Iniciou-se então o ataque português aos diversos fortes e fortins existentes ao longo da linha de contravalação e de circunvalação.
4. "As forças espanholas tiveram cerca de 2,500 mortos, 4,000 prisioneiros, bem como 15,000 armas e 20 bocas de fogo capturadas". O que são as bocas de fogo?
5. A palavra cabo designa uma gradaçao militar. Dê outros significados desta palavra e exemplifique com frases.
6. Redija um breve texto noticioso (150-200 palavras) sobre a Batalha das Linhas de Elvas.

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.