sábado, 21 de fevereiro de 2009

1NB - Freixo de Espada à Cinta


1.Leia o texto com atenção.
A origem da Vila de Freixo de Espada à Cinta perde-se nas brumas dos tempos estando a sua fundação e toponímia encobertas pela nebelina que sempre envolvem as lendas. Todavia vários historiadores afirmam que os Narbassos, povo ibérico pré-romano mencionado por Ptolomeu, habitavam toda esta zona da Península, pressupondo-se assim a existência desta povoação anterior à fundação do Reino de Portugal. São muitas as versões e as lendas sobre a origem do topónimo Freixo de Espada à Cinta. De todas elas se deduz algo em comum: uma Espada na Cinta de um Freixo. Não há dúvida de que a palavra Freixo é a designação de uma árvore, que deriva da palavra latina “Fraxinus”, e quanto ao resto entramos no domínio das lendas e do fantástico que à força de se repetirem durante tanto tempo guardamo-las como verdades quase indesmentíveis. São as seguintes versões que de alguma forma tentam explicar a origem deste topónimo:
Uma das lendas reza que esta vila foi fundada por um fidalgo de apelido “Feijão”, falecido em 977, primo de S. Rosendo, e como por armas no seu brasão figurariam um freixo com uma espada cintada, a vila tomou daí o seu nome. Outra refere ter sido um nobre godo chamado «Espadacinta» que após uma batalha com os árabes nas margens do Douro e chegado a este lugar se sentou a descansar à sombra de um enorme freixo, onde pendurou a sua espada, perpetuando-se o nome à povoação que um pouco mais tarde se começou a formar: Freixo de Espadacinta. Dizem ainda que El-Rei D. Dinis, estando muito fatigado das guerras que mantinha com o seu filho bastardo, Afonso Sanches, e de passagem por esta terra deitou-se a descansar à sombra de um freixo, onde cravou o seu cinturão com a majestosa espada. Adormecendo e embalado pela brisa suave que batia nas folhas da possante árvore sonhou que o espírito do freixo lhe traçava as directrizes mais sábias e correctas para o futuro do reino de Portugal. Quando o rei acordou deste revigorante descanso, decretou que a vila se passasse a chamar Freixo de Espada à Cinta.
O que é certo é que ainda hoje, junto à Igreja Matriz e torre heptagonal que nos ficou do extinto castelo medieval, existe um velho freixo venerado e estimado pelo povo, por o considerar o mesmo destas lendas.
2. Defina os seguintes termos e faça uma frase com cada um.
- Freixo.
- Brasão.
- Pendurar.
- Embalado.
- Possante.
- Indesmentível.
- Revigorante.
3. Responda às perguntas conforme o texto.
- Que povo habitava a zona antes da dominação romana?
- Donde vem a palavra freixo?
- El-Rei D. Dinis deitou-se a descansar à sombra do freixo. Porquê?
- Onde podemos encontrar o freixo destas lendas?
- Quantas versões sobre a origem do topónimo aparecem no texto? Identifique-as.
4. Em português, as palavras cuja terminação é -gem, são femininas. Dê cinco exemplos de palavras com esta característica e redija uma frase com cada uma delas.
5. Procure informação sobre esta localidade e redija um texto (+100 palavras) intitulado: O meu fim-de-semana em Freixo de Espada à Cinta.

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.