sábado, 21 de fevereiro de 2009

2NA - As panelas do castelo


1. Leia o texto com atenção.
LENDA DO FERRONHO E DOS CASTELARES
Diz a lenda que no sítio do Castelo Ferronho e nos Castelares existem panelas de ouro, de prata e de peste, enterradas no local onde primeiro bate o sol ao raiar da manhã de S. Miguel. Ninguém se atreve a revolver a terra, dado que «morrerá meio-mundo», se chegam a descobrir-se.
Conta-se que um sonhador de tesouros, um tal Albano, após três noites visionárias, se pôs a escavar intensamente em determinada e certa direcção. Quando as suas escavações o conduzem até próximo das panelas, ouviu ruídos infernais e uma voz cavernosa e terrificante diz-lhe: «Pára imediatamente, nem mais uma cavadela. Se chegas à nossa vista morrerás fulminado, tu e meio mundo, com a onda de peste que rebentará como um vulcão.» Aturdido e amedrontado alterou-se-lhe o ritmo da respiração, sacudiram-no imagens lúgubres, ensanguentadas, medonhas. Com os cabelos em pé, tremuras por todo o corpo e suores frios, fugiu a sete pés e teve morte a curto prazo mergulhado em loucura. Até aos nossos dias não houve quem mais tentasse esta ousadia.
O Castelo Ferronho e os Castelares eram atalaias ou esculcas do castelo principal que existia em Freixo. No Ferronho, que vigiava o poente, e a que já o foral outorgado a Freixo por D. Afonso Henriques se referia designando-o por “Ferronium”, ainda hoje se podem observar vestígios de muralhas.

2. Defina os seguintes termos ou expressões e faça frases exemplificatórias.
- Cavadela.
- Ensanguentada.
- Fugir a sete pés.
- Tremura.
- Esculcas.
3. Responda com verdadeiro ou falso conforme o texto.
- As panelas do Castelo Ferrolho só podem ser encontradas no alvorecer duma manhã de Junho.
- Se as panelas não são descobertas a tempo haverá consequências terríveis para a metade da humanidade.
- O tal Albano descobriu o sitio certo graças a uns sonos que teve.
- O Albano não se mostrou valeroso naquela situação.
- O Albano morreu pouco tempo depois daquela aventura.
- Muitos têm sido os destemidos que têm repetido a façanha do Albano.
- O foral da vila foi otorgado por D. Afonso Henriques no século IX.
4. Redija um texto noticioso dando conta do achamento das panelas de ouro, prata e peste enterradas no Castelo Ferronho.

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.