quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Uma reflexão

Nesta nossa sociedade convulsa e avulsa, que tudo julga e tudo critica com essa vontade de quem se assegura de uma disciplina hipotética no meio de um caos de árdua penetração, são frequentes e até recorrentes as conversas que têm como fim e alicerce a crítica mordaz e estéril das conjecturas e conjunturas que nos afectam dia a dia. E nesta sequência de análise infrutuosa, se orientamos a nossa perspectiva para a binómio ensino/aprendizagem em particular, verificamos com total insatisfação que a maioria das apreciações que a este respeito se fazem são, de regra, negativas.
E eis que a relação entre o sistema de ensino, a educação e a própria aprendizagem tem dado lugar a brilhantes produções científicas embora também se tenha debruçado com enormes desencontros.
No entanto, para quem escreve estas linhas e está bem longe de se aventurar numa analise acurada das relações mais ou menos simétricas – estabelecidas só por doutos e alguns profanos também – o que interessa é enfrentarmos uma realidade objectiva e, em certa forma, até tangível. E isto porque, quando o empenho a dedicação dão os seus frutos encontramos a árvore da satisfação pelo trabalho bem feito tão carregadinha que – como diziam os ratinhos – é uma desgraça.
A reflexão fica bem clara já, para quem saiba lê-la, nas linhas precedentes.

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.