sábado, 10 de novembro de 2012

Festa da Vinha e o Vinho em Borba

Os vinhos do Alentejo estarão em destaque na FESTA DA VINHA E DO VINHO, que decorre em Borba entre os dias 10 e 18 de Novembro. No Pavilhão de Eventos da cidade, 14 produtores promovem o que de melhor se produz no Alentejo, num evento que conta ainda com cerca de 80 expositores em diversas feiras temáticas de equipamentos e serviços vitivinícolas, gastronomia, produtos e doçaria regional, artesanato e mostra empresarial e institucional. A gastronomia continua a merecer grande destaque na festa, além da “Hora do Petisco”, introduzida na edição anterior nos restaurantes presentes no evento, haverá este ano um “Concurso de Petiscos”, organizado pelo Município de Borba, Confraria Gastronómica do Alentejo e Confraria dos Enófilos do Alentejo. Em diversos restaurantes e tabernas da cidade, estarão a concurso vários petiscos, permitindo aos visitantes degustar e votar no petisco da sua preferência, sendo atribuídos prémios aos melhores petiscos e aos visitantes que mais petiscos degustarem. A par destas duas iniciativas, decorre ainda o programa “Vamos fazer as Onze?”, lançada este verão pelo município e agentes de restauração locais. Os nove dias integram um vasto e diversificado programa cultural e desportivo, que contempla várias conferências e sessões de apresentação de vários programas.
No dia 10 de Novembro, após a cerimónia de abertura com as entidades organizadoras, procede-se ao hastear das bandeiras com a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba e ao circuito das tascas, com a participação da Confraria dos Enófilos do Alentejo e a Confraria Gastronómica do Alentejo, animada pelo grupo Pifaradas e Bombos de Álvaro Pessoas, de Unhais da Serra, a tarde será preenchida pelo concerto com Bandas Filarmónicas, e o jogo de futebol de veteranos com as equipas do Grupo de Veteranos Borbenses e do Beneditense, no campo de futebol municipal. À noite, a música será assegurada por “Os Alentejanos” e Irmãos Verdades, seguindo-se a animação noturna com o DJ Putsouza. 
O segundo dia, 11 de Novembro, Dia de São Martinho, começa com o Torneio de Malha da Festa da Vinha e do Vinho, no Largo da Fonte das Bicas, prossegue à hora de almoço com a atuação da Tuna Semper Tesus de Beja, a tarde com a animação infantil com o espetáculo “Croquete” e o arraial de S. Martinho, a partir das 17.00 horas, com a tradicional oferta de castanhas assadas e vinho de talha, produzido em parceria pelo Município de Borba e a Adega Cooperativa de Borba. A noite terá bastante animação, com as atuações de “A taberna do Meia Unha” e de Rui Alves e Banda. 
Na segunda-feira, 12 de Novembro, atuará o Grupo de Música Popular “Voz Amiga”. 
Na terça-feira, 13 de Novembro, a partir das 18.30 horas, decorre a conferência “A Tradição Petisqueira no Concelho de Borba”, seguindo-se a música do Grupo de Cantares de Évora.
Na quarta-feira, 14 de Novembro, o programa inclui a sessão de dinamização do Subprograma 3 do PRODER, pela ADMC no Cine-Teatro de Borba, a música pelo Grupo de Música Extremena El Brezo de la Codosera e a peça de teatro “Tiro pela culatra II, o Regresso”, pelo Grupo de Teatro de Amadores de Vila Viçosa.
A Turismo do Alentejo, E.R.T. apresenta na quinta-feira, 15 de Novembro, à tarde, o projeto “Rota Tons de Mármore: O produto” e a noite terá música e baile popular com João Machorrinho.
Na sexta-feira, 16 de Novembro, o final da tarde contará com uma prova comentada de vinhos do Alentejo, promovida pela ATEVA, seguindo-se a atuação do Grupo de Sevilhanas “Rosas Flamencas” e o PIM Teatro de Évora apresenta a peça “Novos Contos do Vinho”, à noite a música será dos Maxi e prolonga-se com o espaço de animação noturna e os DJ’s System e Gonzaga.
O sábado, 17 de Novembro, terá o Passeio BTT, o Concurso Regional do Rafeiro do Alentejo, a hora de almoço será animada pela Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sôr, a tarde de dança com os grupos Flash Dance, Tanzer, Multi Ritmos da Santa Casa da Misericórdia de Borba e Ginarte, o 7º Torneio de Rugby da Festa da Vinha e do Vinho, no campo de futebol municipal. À noite, a música estará a cargo da Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Ponte de Sôr e do grupo Canta Brasil, com a animação noturna com os DJ’s Silver Soul e Gonzaga.
Para o último dia, domingo 18 de Novembro, está agendado o Passeio TT, o 2º Corta-Mato da Festa da Vinha e do Vinho, o desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Borba e a atuação, à hora de almoço, do grupo “Verde Maio”. A tarde contempla a entrega dos prémios do Concurso de Poesia, atuação de ranchos folclóricos e a cerimónia de encerramento da Festa da Vinha e do Vinho, seguida de espetáculo com Emanuel. A 21ª edição da festa é organizada pelo Município de Borba, ATEVA, CVRA e Turismo do Alentejo, E.R.T. 



 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.