quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Festival do Cogumelo no Alcaide - Fundão

Realiza-se entre os dias 16 e 18 de Novembro, na aldeia do Alcaide, Fundão, o MÍSCAROS – FESTIVAL DO COGUMELO, numa iniciativa da Liga dos Amigos do Alcaide, da Câmara Municipal do Fundão, da Junta de Freguesia do Alcaide e da Fundão Turismo. Neste festival os visitantes poderão aproveitar os passeios micológicos e maravilhar-se com a natureza envolvente da Serra da Gardunha, degustar diferentes formas de confeção de cogumelos nas tasquinhas típicas especialmente preparadas pelos habitantes da aldeia e aproveitar para saborear outras especialidades da região. 
Este é um evento único pois sob o pretexto do lazer e animação, concentrados em três dias, na sua verdadeira essência procura evidenciar o património paisagístico, cultural e ambiental do Alcaide e de toda a Serra da Gardunha. Do programa desta edição o destaque vai para os live cookings com os chefs Valdir Lubave, João Henriques Alves, Miguel Laffan, Nele Duportail, João Hipólito e Daniel Brito, que irão decorrer na Cooking Arena, situada na Praça Gil Pinheiro. Do programa consta ainda o espaço Petit Chef, destinado a crianças; o concurso Jovens Talentos Continente, o workshop de cocktails Licor Beirão; o passeio micológico; palestras e o mega almoço de arroz de míscaros; num evento onde não faltará animação, concertos, tasquinhas e artesanato. 

PROGRAMA  
Sexta-feira, dia 16 de Novembro 
- 18.00h: Inauguração do festival e animação de rua.
- 21.30h: Workshop de Cocktails Licor Beirão.
- 22.00h: Live cooking Chef Daniel Brito.
- 22.30h: Concerto com a Banda às Riscas.  
Sábado, dia 17 de Novembro 
- 11.00h:  Espaço Petit Chef. Cozinha pedagógica para crianças dos 6 aos 14 anos de idade.
- 12.30h: Aluno vencedor do concurso Jovens Talentos Continente - Pastelaria.
- 14.30h: Live cooking Chef João Henriques Alves.
- 16.00h: Espaço Petit Chef.
- 18.00h: Live cooking Chef Miguel Laffan.
- 21.30h: Live cooking Chef Valdir Lubave.
- 22.00h: Cornalusa Marko i Blacky.
Domingo, dia 18 de Novembro
- 10.00h: Passeio Micológico Distância: 2 km’s Dificuldade: Fácil. Inscrições: ligaamigosalcaide@gmail.com
- 11.00h: Live cooking Chef Nele Duportail.
- 12.30h: Mega almoço – Arroz de Míscaros.
- 14.00h: Live cooking Chef João Hipólito.
- 15.00h: Espaço Petit Chef e análise de cogumelos recolhidos no Passeio Micológico.
- 17.00h: Apresentação do Projeto Cogus Box.
- 17.30h: Aluno vencedor do concurso Jovens Talentos Continente - Cozinha.
- 18.00h: Desfile de Bandas.

A organização irá disponibilizar autocarros gratuitos, de sexta-feira a domingo, do Fundão (Praça Amália Rodrigues) até ao Alcaide e vice-versa. Os horários poderão ser consultados em www.cm-fundao.pt. A segurança é um ponto primordial no Míscaros, existindo neste festival um controlo de higiene e segurança alimentar realizado por uma entidade externa certificada, prática iniciada pelo Município desde a Festa da Cereja, dando garantias da qualidade dos produtos servidos a todos os visitantes deste certame. Este festival contará, ainda, com o patrocínio do Clube de Produtores do Fundão, Continente, Super Bock, Quinta dos Currais, Licor Beirão e Sousacamp, e com o apoio da Higibeira, Inforgás, António Abrantes, Lda., O Jorge, Cogus, Valnor,, Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Turismo de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão, Pinus Verde, Escola Secundária do Fundão e Escola Profissional do Fundão.

Fonte: www.cm-fundao.pt 

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.