terça-feira, 22 de abril de 2014

Romaria em Cernache do Bonjardim

Nos dias 26 e 27 de Abril, realiza-se em Cernache do Bonjardim, concelho de Sertã,  a II Romaria São Nuno de Santa Maria, promovida pelo Município da Sertã e pela União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais. Religião, Música e Teatro serão os pontos altos da romaria que pretende elevar a figura de Nuno Álvares Pereira.
O programa inicia-se a 26 de abril, pelas 13 horas, com a abertura do comércio tradicional até às 22 horas e animação nas artérias da vila com “Os Tambores de Casal da Madalena”, Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno, Grupo de Concertinas da Sertã, Grupo “Seca Adegas”, e Rancho Folclórico do Clube Bonjardim. Às 18 horas, no Centro Paroquial o Grupo de Teatro do IVS apresenta a peça “Auto da Barca do Inferno”. O concerto com o Padre Borga inicia-se às 22 horas no Seminário das Missões.
No domingo, dia 27 de abril, cerca das 9 horas decorrerá a arruada com “Os Tambores de Casal da Madalena”. Cerca das 10 horas, terá início o cortejo pelas artérias da vila de Cernache do Bonjardim, com a participação da Filarmónica União Sertaginense. Às 11h30m realiza-se a Missa Campal no Seminário das Missões. A homília será celebrada por D. Ximenes Belo. A partir das 15 horas, terá início o XXXI Festival de Folclore de Cernache do Bonjardim que encerrará as comemorações da Romaria São Nuno de Santa Maria.
Figura indelével da História de Portugal, Nuno Álvares Pereira nasceu em 1360, nos Paços do Bonjardim, em Cernache do Bonjardim, Concelho da Sertã. Filho de D. Álvaro Gonçalves Pereira e Iria Gonçalves, Nuno Álvares Pereira foi nobre, guerreiro e carmelita e apoiou as pretensões de D. João Mestre de Avis (D. João I) à coroa, tendo desempenhado um papel decisivo durante a crise de 1383-1385: as vitórias nas batalhas de Atoleiros, Aljubarrota e Valverde garantiram a consolidação da independência portuguesa face ao reino de Castela.
Após o falecimento de sua esposa, Nuno Álvares Pereira ingressou na Ordem dos Carmelitas em 1423, no Convento do Carmo que mandara construir em Lisboa, para cumprir um voto. Tomou o nome de Irmão Nuno de Santa Maria. Faleceu a 1 de novembro de 1431. Foi beatificado em 1918 pelo Papa Bento XV e canonizado em 2009 como São Nuno de Santa Maria pelo Papa Bento XVI, em Roma.



 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.