sexta-feira, 11 de abril de 2014

Sopas de Sarapatel em Castelo de Vide

A Câmara de Castelo de Vide promove até 21 de Abril a Quinzena Gastronómica do Sarapatel, iniciativa de promoção turística que junta 25 restaurantes do concelho.
As sopas de sarapatel, prato feito à base de sangue de borrego e de cabrito, vão “reinar” em Castelo de Vide durante a Páscoa, quadra que é também assinalada neste concelho do Alto Alentejo com várias iniciativas culturais e religiosas. “A Páscoa é, cada vez mais, além das festividades religiosas que aqui ocorrem, um cartaz turístico e, associado à programação cultural, trás sempre até Castelo de Vide milhares de turistas”, diz à Agência Lusa o presidente do Município, António Pita.
O sarapatel, segundo o autarca, "é o prato rei nesta altura", mas nos menus entram também os outros pratos tradicionais desta época do ano, que se baseiam no borrego e no cabrito. Além do sarapatel, os molhinhos de tomatada, o cachafrito de cabrito, ensopado de borrego ou a perna de borrego no forno são outras das iguarias, bem como a doçaria típica daquela região. “Nós temos praticamente todos os restaurantes e similares do concelho envolvidos nesta iniciativa e, como é óbvio, estes pratos típicos vão estar nas suas ementas”, diz. Como Castelo de Vide recebe, tradicionalmente, "milhares de turistas" na época da Páscoa, o autarca mostra-se “convencido” de que a taxa de ocupação nas unidades hoteleiras vai ser “positiva”, apesar da conjuntura que o país atravessa.
A partir da Páscoa, segundo António Pita, o sector da hotelaria em Castelo de Vide "começa a conhecer uma nova realidade", uma vez que estão programadas “até ao Outono” várias iniciativas para atrair visitantes ao concelho. “Nós temos já programado um conjunto de eventos ao longo do ano, o que vai praticamente garantir que as unidades hoteleiras vão sobreviver em Castelo de Vide”, diz. Entre os vários eventos que o Município prevê realizar até Setembro contam-se o festival Andanças, uma feira medieval e uma programação cultural e de animação aos fins-de-semana.



 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.