quarta-feira, 11 de maio de 2016

Feira do Azeite e do Vinho de Murça

A FAV - Feira do Azeite e do Vinho de Murça que em 2016 assinala a sua décima segunda edição, tem-se afirmado ao longo dos anos, um certame que é já uma referência entre as feiras agrícolas da região Norte de Portugal. Certame será inaugurado pela Secretária de Estado da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, que estará em Murça para abordar assuntos relacionados com o tribunal local. A organização é da responsabilidade do Município de Murça, e José Maria Costa, presidente da edilidade, quer que este evento seja promotor dos produtos locais de maior excelência, o vinho e o azeite, mas também a doçaria conventual como as queijadas e o toucinho-do-céu, mas também onde não faltará o pão tradicional, a castanha, queijos, enchidos, mel, licores, frutos secos, compotas, etc., o que de melhor por cá se faz, aqui encontrará.
A Câmara Municipal de Murça renova ano após ano a sua aposta e assume que a feira ultrapassa o conceito local e cada vez mais se assume de índole regional. A XII FAV, que decorre de 13 a 15 de maio, no pavilhão da Escola Eb 2,3 e Secundária de Murça é assim o acontecimento do ano no concelho. Para o presidente da edilidade, José Maria Costa, que já reconheceu o espaço ganho pelo evento e a diferença que fez em relação a outros ao nível dos seus produtos e as suas origens. “É uma oportunidade de negócio para os produtos. Murça está integrada na região do Douro e Alto de Trás-os-Montes, na sua zona de montanha. Esta situação leva a que os nossos produtos assumam uma qualidade extraordinária devido ao microclima de simbiose de montanha com o da região do Douro e pela diversidade dos nossos solos. Junta-se a isto os saberes da nossa gente.
Murça tem azeite e vinho que é produzido com tal qualidade que todo o país reconhece com distinção. Murça tem ainda outros encantos que convidam a ficar e a descobrir o concelho a nível turístico e gastronómico. Temos ainda um património para descobrir. Atualmente temos cerca de 70 expositores e, além dos produtores de vinho e azeite, temos outras ofertas regionais ao nível dos produtos”. O autarca salienta também o facto, de em termos de visibilidade e promoção dos produtos locais, a participação do programa “Somos Portugal”, que será emitido pela TVI, desde Murça e durante seis horas com uma emissão em direto, numa viagem fantástica pelo melhor das terras e das gentes de Murça. O programa servirá para mostrar, a Portugal e ao Mundo, o que há de melhor no concelho, desde a sua história, património, passando pela gastronomia e tradições que caracterizam a cultura local. Através da TVI e da TVI Internacional, milhões de telespectadores terão oportunidade de conhecer melhor o concelho, num importante momento de valorização e promoção de Murça.
José Maria Costa adiantou ainda que a preparação da décima segunda edição continua apostada em trazer a Murça exemplos de empreendorismo e que os nossos agentes possam reter referências como exemplo e a partir daí replicá-las. Procurar também que a população do nosso concelho possa organizar-se em pequenas empresas e aí ter uma mais-valia para o seu produto. A divulgação do concelho e apresentação dos produtos locais a toda e região e a todo o país, vai ser possível com a aposta na transmissão do programa da TVI “Somos Portugal”, realizado a partir da FAV 2016.





 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.