sexta-feira, 12 de março de 2010

1NI - Vulcão dos Capelinhos

1. Leia o texto com atenção.
Na madrugada do dia 27 de Setembro de 1957, com a terra balançando continuadamente, os "vigias da baleia" do Costado da Nau, a escassos metros acima do Farol dos Capelinhos, notaram o oceano revolto a meia milha da costa, para os lados de oeste. Assustados, desceram ao farol, alertaram os faroleiros e os seus companheiros de baleação, no porto do Comprido. Não era baleia, nem cachalote nem outro bicho qualquer – o mar entrava em ebulição e havia cheiros fétidos! Alertaram-se as autoridades e lanchas e botes baleeiros zarparam para o porto do Castelo Branco. As famílias fizeram trouxas e foram juntar-se aos baleeiros.
Às 7 horas o oceano já fumegava abundantemente e às 8 horas surgiram as primeiras cinzas, como jactos de criptoméria. Assim começou a fase submarina do Vulcão dos Capelinhos. Horas mais tarde apareceram outras 3 chaminés, num total de 4. Ao fim do dia havia uma coluna de vapor com mais de 4 Km de altura, visível de todas as ilhas centrais.
No início de Outubro as cinzas eram tão volumosas que se gerou uma ilhota, em feitio de ferradura, com entrada do mar virada a sudoeste – passou a chamar-se a Ilha Nova. Quando o vento rodava para oeste as cinzas caíram no Faial e destruíram tudo o que era vegetação. E com o tempo começaram a cobrir casas, quintais, pastos e caminhos.
Entre 29 e 30 de Outubro a primeira Ilha Nova desapareceu mas a actividade reactivou-se em inícios de Novembro repetindo-se o fenómeno anterior dando assim lugar à 2.ª Ilha Nova. Até então os cientistas ignoravam que, em tal tipo eruptivo, existiam amplos deslocamentos do fundo do mar. Foi a primeira lição dos Capelinhos…
Em Novembro a ilhota ligou-se aos antigos ilhéus dos Capelinhos e daí surgiu um istmo até à ilha do Faial, prolongando-a. Logo no dia 16 de Dezembro, perante o espanto de muitos curiosos, em vez de cinzas o Vulcão dos Capelinhos passou a lançar exuberantes repuxos de basalto fundido.
Nos fins de Dezembro regressou a fase de cinzas e uma vez ou outra observaram-se sinais de lava, especialmente ao longo de crateras alinhadas. A terra tremia continuadamente – era o tremor vulcânico, fenómenos explicado pelos cientistas que, entretanto, foram chegando dos quatro cantos do mundo.
Durante o primeiro trimestre de 1958 predominaram os episódios de actividade submarina com emissão de jactos de cinzas cipressóides, pontiagudos, alguns impressionantemente altos e volumosos. Quando o vento rondava a oeste, na ilha do Faial era uma desgraça. As cinzas chegaram à cidade da Horta e o cheiro a enxofre invadia todo e qualquer lugar.
No dia 24 de Outubro de 1958, sem aviso prévio, ocorreram as derradeiras explosões strombolianas de bagacinas avermelhadas. No dia 25 iniciou-se o processo de desgasificação, de arrefecimento e de erosão que perdura até aos tempos actuais.
Após quase 50 anos a "terra-nova" dos Capelinhos, atacada por invernias de diversas intensidades e cadências, encontra-se substancialmente reduzida mas ainda será por alguns anos um ex-libris faialense para visitantes e para cientistas que observam no interior dos vulcões em destruição erosiva explicações de fenomenologias das fases activas.
Fonte: http://www.meteopt.com (adaptado)
2. Defina os seguintes termos.
- Baleação.
- Trouxa.
- Fumegar.
- Jacto.
- Feitio.
- Volumoso.
- Repuxo.
- Enxofre.
- Bagacina.
- Invernia.

3. Responda com verdadeiro ou falso e justifique as respostas falsas.
- Antes da erupção advertiram-se já anomalias nas águas oceânicas.
- Na madrugada de dia avistaram-se muitas baleias.
- Este vulcão foi inicialmente submarino.
- As cinzas expelidas pelo vulcão serviram para adubar as terras.
- Os cientistas não encontraram neste vulcão nenhum traço particularizante.
- Os cientistas chegados ao local apresentavam variadíssimas nacionalidades.
- Um dos grandes problemas adicionais era o mau cheiro.
- Poucos anos depois cessou a actividade vulcânica nos Capelinhos.

4. O adejctivo Avermelhado significa "um tanto vermelho". Pense agora noutras cores e refira os correspondentes adjectivos que significam a tendencialidade da cor em questão numa dada superfície. Reconheça, também, qual a regra comum para a formação do dito adjectivo.

5. Redija brevemente um texto contando o que teria feito no caso de ter vivido na zona afectada aquando da erupção do vulcão.

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.