segunda-feira, 15 de março de 2010

2ºA - O manifesto do aluno

1. Leia o texto com atenção.
Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciço ver qá razões qd um aluno não vai á escola. Primeiros a peçoa n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.
Valáver, o q é q intereça aum bacano se o quelima de trásosmontes é munto montanhoso? ou se a icuação é exdrúxula ou alcalina? ou cuantas estrofes tem um cuadrado? Ou se um ângulo é paleolítico ou espongiforme? Hã? E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem “os lesiades”, q é um livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos como os outros, daaaah.
Ás vezes o pipol ainda tenta tar cós abanos em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a malta re-sentesse, outro dia arrotou q os jovens n tem abitos de leitura e q a malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rápido e só o “garra de lin-chao” é q conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, ques ver??? O pipol tem é q aprender cenas q interessam como na minha escola q á um curço de otelaria e a malta aprendemos a fazer lã pereias e ovos móis e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé. tarei a inzajerar?

In SÓ RIR, Revista de Humor. Ano 3. Nº 35. Novembro de 2009.

2. Defina as seguintes sequências de letras.
- Xumbar.
- Alurizada.
- Bacano.
- Bué.
- Abanos.
- Lã pereias.
- Gravetame.
- Camandro.

3. Responda às perguntas conforme o texto.
- Qual é a opinião do autor a propósito da consideração que geralmente merece o ensino?
- Em que se diferencia “Os Lusíadas” dos outros livros?
- Podemos afirmar que a atitude dos alunos é sempre de indiferença? Justifique.
- O que é que provocou a fúria desenfreada dos estudantes?
- Qual é a solução do autor para evitar toda essa atitude negativa dos alunos?

4. Reescreva agora o seguinte trecho tendo em conta as regras de correção. Faça, também as alterações pertinentes de forma a tornar o texto bem compreensível.
E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem “os lesiades”, q é um livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos como os outros, daaaah.

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.