sábado, 2 de abril de 2016

Açorda destaca-se em Portel

Até 3 de abril, a Vila de Portel fará as delícias dos apreciadores de uma verdadeira açorda alentejana, já que aí se vai realizar o X Congresso das Açordas. O Congresso das Açordas é um evento que pretende valorizar e divulgar um dos pratos mais característicos, ricos e variados da gastronomia alentejana, assumindo-se como um fórum de partilha e debate sobre o património gastronómico desta região. Mas se pensa que “isto vai ser só teoria” e que não vale a pena a deslocação, desengane-se porque para abrir o apetite, vai decorrer a Feira Gastronómica e de Produtos Regionais, onde é possível praticar a “arte de bem comer” provando as mil e uma açordas que Portel tem para oferecer.
E se mesmo assim ainda não está convencido, então saiba que vão acontecer exposições, concursos, o famoso Cante Tradicional e Fado, tudo para que os dias e as noites do Congresso das Açordas se tornem ainda mais apetecíveis.
No contexto da cozinha alentejana, a Açorda é a referência máxima, o prato mais genuíno e mais diversificado da gastronomia regional tradicional. No concelho de Portel, as açordas têm “mil e uma” variantes: há as de alho, de tomate, de beldroegas, de espinafres, de salsa e cebola e tantas, quantas a imaginação permita. Por esta razão, faz todo o sentido a organização do 5º Concurso “A Melhor Açorda”, um evento da lavra da Autarquia, que assim pretende promover a diversidade e inovação deste prato, e que entendeu, por bem, alargar o concurso aos restaurantes do Concelho e ainda a particulares. A prova das açordas para os Profissionais, terá lugar nos próprios estabelecimentos, na semana anterior ao evento”. As Açordas concorrentes serão classificadas por um júri composto por um representante da Câmara Municipal de Portel e dois representantes da Confraria Gastronómica do Alentejo que avaliará a Autenticidade regional, a Apresentação e o Sabor gastronómico.
O Programa desta festa regional do Concelho de Portel é vasto e variado, e vai durar todo o fim-de-semana de 1 a 3 de Abril. Consulte o programa AQUI.

Fonte: www.vousair.com (adaptado)


 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.