terça-feira, 26 de abril de 2016

Sabores do toiro bravo em Coruche

O festival gastronómico Sabores do toiro bravo em Coruche, lança há treze anos esse grande desafio que é “fazer uma pega de caras...no prato” para degustar o sabor do toiro bravo, evento que este ano decorre de 29 de abril a 1 de maio. Seis restaurantes localizados no interior da Praça de Touros convidam a provar as melhores iguarias para saborear esta carne muita apreciada para quem já teve a oportunidade de a provar. O Farnel, Sabores de Coruche, Jakim Girassol, A Tasca, O Choupo e Fonte de Pau são os restaurantes aderentes com muitas propostas para confecionar a carne de touro bravo: o lombo do touro bravo, a espetada de bezerra brava em pau de louro verde, o rabo de boi estufado, o bife de touro bravo recheado, nomeando aqui apenas alguns dos pratos disponíveis nas ementas.
Desta festa anual representativa da gastronomia do Ribatejo e em particular do concelho, fazem parte também tasquinhas de petiscos, doçaria regional, produtos locais e um espaço próprio de artesanato com duas dezenas de artesãos locais representados, assim como diversas associações culturais do concelho.
A animação musical será itinerante e no horário das refeições: Música Popular Ribatejana com os “Mó DasNossas”, tocata do Rancho Folclórico de S. José da Lamarosa, Folk de Fusão com a Manta de Ourelos, Os Ribeirinhos e Trupe da Cana Rachada a representar a música popular portuguesa e ainda Pringá, grupo flamenquito. O concerto de encerramento será assegurado pela Banda da Sociedade de Instrução Coruchense num espetáculo que terá a participação do grupo flamenco Al-Kompás. Recordamos que esta Associação comemora este ano o seu 120º aniversário, sendo esta a mais antiga do concelho.
O grupo de Forcados Amadores de Coruche organiza também demonstrações de pegas de caras e cernelha convidando o Grupo de Forcados Amadores de Alter do Chão, para o dia de sábado, ficando o treino programado para o dia seguinte. Também eles terão animação musical noturna própria, na tertúlia da praça de touros. Deste intenso programa faz parte também uma mostra de fotografia do espólio de Carlos Brito com o título “Um olhar...muitas estórias. Os primeiros anos do Grupo de Forcados Amadores de Coruche” que celebra também o 45º aniversário do Grupo de Forcados Amadores de Coruche.
Também durante o fim de semana, será apresentada a 3ª edição da Exposição de Clássicos (30 de abril e 1 de maio), uma exposição dedicada a carros, motos, bicicletas clássicos e automobilia no edifício da antiga central de Camionagem. Um evento que tem crescido todos os anos em visitantes e área de exposição.
Muitas outras iniciativas estão associadas a este evento, sendo de destacar também o I Peddy Papper das Tertúlias Tauromáquicas intitulado “À Descoberta da tauromaquia em Coruche” que irá constituir um grande momento de convívio e animação. Consulte em anexo o programa detalhado pois terá muitas e boas razões para visitar os Sabores do Toiro Bravo, em Coruche!

Fonte: www.feirasdesabores.com


 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.