segunda-feira, 18 de abril de 2016

Melgaço destaca alvarinho e fumeiro

O município de Melgaço recebe de 22 a 24 de abril a Festa do Alvarinho e do Fumeiro, uma iniciativa que começou, em 1995, por se apresentar como uma mostra de produtos locais para as populações locais.
Com o passar dos anos e como os dados demonstram inequivocamente, a FAFM tornou-se numa festa reconhecida a nível nacional. Não espanta, portanto, quem em 2009 o Turismo de Portugal, tenha reconhecido o seu Interesse para o Turismo. Todos os produtores de alvarinho e de fumeiro do concelho marcam presença na Feira. Graças a uma promoção adequada ao evento e a algumas parcerias importantes, a FAFM é hoje um evento incontornável das festas gastronómicas do país, atraindo pessoas dos diversos pontos do território nacional e também um grande número de espanhóis, sobretudo da vizinha Galiza.

PROGRAMA
Sexta-feira, 22 Abril
10h00 – Abertura da Exposição/Venda dos Produtos Locais e das Tasquinha.
11h30 – SESSÃO DE ABERTURA OFICIAL DA FESTA - Saudação ao vinho pelos Confrades da Real Confraria do Alvarinho - Arruada com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Melgaço - Visita aos Pavilhões do vinho Alvarinho, fumeiro, artesanato, tasquinhas....
11h30 – Concurso do Mel (Solar do Alvarinho) Degustação de pratos típicos nas tasquinhas ( recinto da Festa).
15h30 – Concurso do Salpicão, Presunto e Broa de Melgaço (Solar do Alvarinho).
17h30 – Entrega dos prémios dos concursos (recinto da Festa).
18h00 – Showcooking & Harmonização pelo Chef Vitor Matos (Cozinheiro de alta cozinha, arte alimentar, gourmet/ Restaurante Antiqvvm, Porto).
19h00 – Animação musical com a Escola de Concertinas de Melgaço Degustação de pratos típicos nas tasquinhas ( recinto da Festa).
19h30 – Prova comentada “Alvarinho, um vinho que sabe envelhecer”, por Raquel Sousa (enóloga).
22h30 – Espetáculo musical com: GRUPO AMERICA ZÉ AMARO.
Sábado, 23 de Abril
10h00 –Abertura da Exposição/Venda dos Produtos Locais e das Tasquinhas Degustação de pratos típicos nas tasquinhas ( recinto da Festa).
14h00 – Programa da RTP “Aqui Portugal” diretamente de Melgaço.
15h00 – Atuação da Escola de dança “Arte em Movimento” de Melgaço.
15h30 – Animação musical com o Grupo de concertinas “ Os Magníficos”.
16h00 – Showcooking & Harmonização, Chef Marlene Vieira (conceituada cozinheira, professora do Chefs’ Academy).
18h00 – Prova comentada “Alvarinhos de Monção e Melgaço, uma questão de terroir” por Aníbal Coutinho (conceituado enólogo e crítico de vinhos) Degustação de pratos típicos nas tasquinhas ( recinto da Festa).
21h00 – Espetáculo de dança com o “Grupo de dança do Centro de Estágios” de Melgaço.
22h30 – Espetáculo Musical com o grupo FUNÇÃO PÚBLICA.
Domingo, 24 de Abril
10h00 – Abertura da Exposição/Venda dos Produtos Locais e das Tasquinhas Demonstração culinária e degustações pelo Chefe Rui Ribeiro da EPRAMI (Escola Profissional do Alto Minho Interior) Degustação de pratos típicos nas tasquinhas ( recinto da Festa).
15h00 – Animação musical com: - Grupo Zé Zé Fernandes - Grupo de concertinas de Castro Laboreiro - Ús Sai de Gatas - Escola de Concertinas de Melgaço.
16h00 – Showcooking & Harmonização pelo Chef Rui Paula (Júri do Masterchef Português, Restaurantes DOC, DOP, Boa Nova Tea House e Recife).
16h30 – Prova comentada “Vinhos Alvarinho, Clássicos e Novidades”, por Aníbal Coutinho (conceituado enólogo e crítico de vinhos).
17h30 – Workshop de demonstração de Corte de Presunto, pelo chef Vitor de Oliveira (Academia de Corte) Degustação de pratos típicos nas tasquinhas (recinto da Festa).
20h00 – Encerramento da Festa.

Fonte: www.cm-melgaco.pt


 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.